A renovação das estruturas do ensino é fundamental para que os alunos de todos os níveis acompanhem as mudanças na sociedade. As metodologias ativas assumem o cenário para dar um novo fôlego ao processo de aprendizado.
Esse modelo pretende formar estudantes mais engajados, com um olhar crítico e não apenas meros espectadores da sua própria formação.
O envolvimento diferencial na aprendizagem traz benefícios que vão muito além de um ritmo mais dinâmico. O universitário entra no mercado de trabalho dotado de competências cada vez mais valorizadas.
Nesse caso, o aluno estuda a matéria antes e depois é que tem um encontro com o professor para debater e tirar dúvidas sobre o assunto. Pode ser aplicada tanto nas aulas presenciais como no EaD, onde já é regra. Isso permite que seja o estudante a lançar a primeira visão sobre o conteúdo, sem influência prévia.
Com todos os recursos disponíveis e usando até mesmo do conhecimento adquirido em outras áreas do conhecimento, os estudantes tentam encontrar soluções para problemas práticos.
Como o nome já diz, duplas ou grupos trabalham juntos em torno de um problema ou projeto. O objetivo é promover o aprendizado mútuo e a noção de que o trabalho em equipe é fundamental.
A aposta em uma estrutura confortável e diferenciada, que inclui mais cor e menos carteiras enfileiradas, faz parte da nossa estratégia de envolvimento. Um ambiente aparentemente despretensioso, convidativo, que não tem qualquer intenção de intimidar, mas sim de propiciar mais conforto aos alunos.
E, como você já deve ter reparado, a tecnologia é a nossa grande aliada na missão de educar com mais protagonismo. O apoio do Grupo A e da plataforma Blackboard Open LMS permite que tenhamos uma série de recursos que facilitam a interação e o aprendizado constantes.
A plataforma Blackboard Open LMS é o ponto-chave das nossas salas de aula invertidas, permitindo que alunos e professores estejam muito mais conectados e próximos.
Por isso, o tempo em sala é apenas uma parte do processo. A motivação do aluno é que vai definir o seu envolvimento através das outras plataformas e, consequentemente, o seu sucesso.
Essa autonomia é testada tanto nos cursos presenciais como na modalidade EaD, onde já existe uma grande flexibilidade. Ou seja, é a iniciativa do estudante que vai definir o seu progresso, pois a estrutura está toda presente para lhe dar suporte em todos os momentos.
Paralelamente a tudo isso, estão os docentes, que propõem aulas baseadas em projetos e casos. Com atividades concretas, os estudantes ficam muito mais concentrados e comprometidos.
O resultado vê-se rapidamente: as turmas são questionadoras, têm foco no compromisso e na realização. Os nossos atuais alunos e egressos fazem a diferença e não ficam à espera de soluções.
A próxima geração do mercado de trabalho está neste momento, na sala de aula online mais próxima, debatendo como tornar o mundo melhor. Contamos com você neste movimento!
A TV FAESF é um canal de interação hospedado na plataforma virtual Youtube e possui a finalidade de compartilhar conteúdos audiovisuais vinculados às ações da FAESF.
Todas as ações acadêmicas realizadas no âmbito institucional são editadas em forma de vídeos e alimentadas no canal, assim toda a comunidade (interna ou externa) tem acesso direto a todo o conteúdo produzido pela FAESF.
Entrevistas, Reportagens, Projetos de Extensão, Congressos ou Jornadas e Produções Técnicas ou Científicas de qualquer natureza recebem destaque dentro do canal. O espaço funciona como um estímulo à produção e disseminação do conhecimento.
A qualidade do ensino sempre foi prioridade na FAESF, e mesmo antes do período de pandemia, a FAESF já possuía um estúdio profissional e o Centro de Tecnologia Raimundo Almeida – CTI. Com o início das aulas remotas, a FAESF promoveu de forma imediata todas as adaptações necessárias à conversão do ensino para a modalidade remota sem nenhum prejuízo aos discentes, atendendo com plenitude às determinações do Ministério da Educação – MEC e recomendações e direcionamentos sanitários advindos das autoridades de saúde.
O Estúdio FAESF, inaugurou o início de uma nova estruturação para o ensino e ações institucionais; composto por uma ilha de edição, estúdio de áudio e vídeo e vários ambientes: sala de entrevista, balcão para aulas expositivas, quadro branco para suporte ao professor, “chroma key”, o fundo infinito para criação de ambientações virtuais, e uma mesa estática própria para gravações de laboratórios em um ângulo que permite ao aluno observar profundamente como o professor conduz a experiência, e Lousa Digital Interativa para trazer mais tecnologia ao material produzido e disponibilizado.
Em se tratando de Comunicação Científica a FAESF promoveu um grandioso investimento em infraestrutura tecnológica a fim de expandir o acesso sem fio por todos os seus espaços, incluindo as áreas de vivência interna e externa. A rede atual atende às necessidades atuais com extrema qualidade, entretanto a nova rede totalmente cabeada com fibra óptica permitirá um acesso de longo alcance e extrema qualidade de sinal e velocidade. Todos os espaços serão contemplados com a ampliação dos recursos que possibilitarão acessar e desenvolver estudos e pesquisas de qualquer ponto da FAESF.
Sabe aquelas apresentações monótonas e estáticas? Com a lousa digital, elas podem ficar no passado e dar lugar às apresentações envolventes.
Isso porque a lousa permite trazer conteúdos como vídeos, mapas, gráficos, fotografias, animações e muito mais. Ela também exibe textos do PowerPoint, do Word e das famosas planilhas do Excel.
E o melhor de tudo é que o utilizador ainda poderá interagir com as informações, fazendo anotações digitais na tela com uma caneta ou com os dedos.
Além de explorar diversos formatos, a lousa digital interativa possibilita navegação na internet no momento da reunião.
Dessa forma, quem a está utilizando pode realizar pesquisas em tempo real para ilustrar o que acaba de explicar e aprofundar conhecimentos.
Essa conectividade da lousa interativa também permite enviar as apresentações por e-mail aos participantes da aula.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | O cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |