Enfermagem

A Graduação em Enfermagem do UNIFAESF é uma das melhores e mais inovadoras do país. Entre seus diferenciais estão a integração da Clínica e UBS Jasmina Bucar aos processos da graduação e o amplo campo de estágios em hospitais públicos parceiros, com foco em alta complexidade, metodologias ativas de ensino além do currículo que contempla a íntegra das DCNs do curso.
Com mais de 1.000 horas práticas entre estágio curricular obrigatório – carga horária bastante superior ao recomendado pelo MEC – e práticas laboratoriais e de ensino, o aluno tem contato com a prática desde o primeiro ano de curso. Essa introdução precoce facilita e aprofunda o aprendizado teórico-prático.
Além das atividades acadêmicas da matriz regular, a Graduação em Enfermagem também oferece oportunidades extracurriculares, que impulsionam a formação profissional: Monitoria, Programa de Estágio Extracurricular e Iniciação Científica.
A introdução precoce do aluno no ambiente hospitalar, seja em atividades curriculares ou extracurriculares, como a monitoria, favorece a alta taxa de empregabilidade dos nossos recém-formados.
O currículo da Graduação em Enfermagem do UNIFAESF integra conteúdos e disciplinas, possibilitando a formulação de um saber crítico-reflexivo e maior apropriação da realidade da atuação do enfermeiro no sistema de saúde. A interdisciplinaridade promove a compreensão do corpo humano como um sistema completamente interligado: a relação do micro com o macro, das causas com as consequências, do normal e patológico, sendo contextualizados simultaneamente.
As atividades teóricas são conduzidas por meio de metodologias ativas de ensino, com ênfase nos métodos colaborativos. Já as práticas são realizadas com apoio de laboratórios com o recurso da simulação realística, para alavancar o efetivo desenvolvimento das competências profissionais, viabilizando a integração dos conteúdos vistos ao longo do curso.

Mercado de Trabalho para o Enfermeiro:

O mercado de trabalho para o enfermeiro é aquecido e absorve rapidamente os profissionais recém-formados. Eles também podem optar por diversas especializações e ter, assim, uma carreira ainda mais promissora.

O enfermeiro pode atuar em:

  • Hospitais públicos e privados;
  • Unidades básicas de saúde;
  • Clínicas;
  • Empresas
  • Escolas;
  • Creches;
  • Docência;
  • Pesquisa;
  • Auditoria;
  • Serviços de emergência;
  • Home care.

Objetivo:

Os objetivos do curso foram estruturados à partir do disposto nas diretrizes curriculares nacionais – DCN estabelecidas na Resolução CNE/CES no.3, de 7 de Novembro de 2001.

O curso objetiva a formação de um profissional com visão humanística, ética, interdisciplinar e sustentável. Nesse sentido, sua estratégia metodológica visa desenvolver no estudante as habilidades necessárias ao exercício profissional, articulando o conhecimento fundado nos princípios, nas normas, na doutrina e morais da sociedade, capazes de identificar, entender, explicar, criticar, aprimorar e aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos, visando à contribuição para o desenvolvimento profissional e da sociedade.

Integra conteúdos e disciplinas, possibilitando a formulação de um saber crítico-reflexivo e maior apropriação da realidade da atuação do enfermeiro no sistema de saúde.

PERFIL DO EGRESSO

           O perfil profissional do egresso do curso foi concebido a partir das DCN e das características da área de abrangência do curso. Em sua definição, buscou-se expressar sua relação com as competências e habilidades previstas nos objetivos para o curso bem como a ampliação de seu horizonte para atender as necessidades locais e regionais para a profissão.

         Dessa forma, o curso de Bacharelado em Enfermagem do UNIFAESF, enseja condições para que o futuro egresso seja apto a:

  • Contribuir com o desenvolvimento do município e região ao qual está inserido, tanto nos aspectos relativos à saúde, bem como socioeconômico e culturais;
  • Ser capaz de exercer o senso crítico nas tomadas de decisões referentes aos processos de saúde/doença e assistência;
  • Interpretar os fatores que interferem na promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde da população no país, de forma humanística, suportado pelo código de ética da profissão, com apoio nas diretrizes dos direitos humanos.
  • Participar de forma interdisciplinar, transdisciplinar e multiprofissional das equipes de saúde, atuando em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o, baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Ter imaginação criativa e tal agilidade na associação de ideias que esteja preparado a repensar, constantemente, os problemas da sua área de atuação, apresentando lhes soluções novas;
  • Tomar decisões importantes, bem como de, no momento que julgar necessário, auxiliar outros profissionais a fazê-lo;
  • Reconhecer contextos e identificar demandas, atribuir significado com bases em seus determinantes e condições de saúde;
  • Co-relacionar dados, eventos, manifestações;
  • Propor e estabelecer ações, procedimentos, estratégias e seus executores;
  • Implementar ações, procedimentos, estratégias;
  • Avaliar estruturas, processos e resultados;
  • Compartilhar resultados e informações;
  • Gerar, utilizar e divulgar pesquisas que sustentem e aprimorem a prática;
  • Assessorar órgãos, empresas e instituições na elaboração e implementação de projetos na área de saúde;
  • Orientar a formação do enfermeiro com base no quadro sanitário e no perfil-epidemiológico da população para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde;
  • Planejar e gerenciar atividades nos serviços de saúde em níveis de complexidade crescente;
  • Fomentar as mudanças científicas e tecnológicas através da implementação da pesquisa científica;
  • Desenvolver no enfermeiro uma visão crítica, objetivando a formação da consciência sanitária, social, política e ética;
  • Preparar o enfermeiro para cuidar das condições de vida da população, numa visão holística, ao lidar com o processo saúde-doença, capacitando o discente, através do processo de ensino, pesquisa e extensão, para enfrentar de maneira crítica e reflexiva a realidade política, econômica e social;
  • Despertar no discente a responsabilidade e o compromisso ético, para cuidar do cliente, contribuindo na formação de uma consciência de cidadania e buscando soluções criativas para as problemáticas reais e potenciais, diante das situações de adversidade do ser humano;
  • Ter cultura geral diversificada – técnica, antropológica, histórica, cientifica, sociológica, política, base de sua formação humanística;
  • Comunicar e trabalhar efetivamente com pacientes, trabalhadores da área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações;
  • Analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas;
  • Organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficiente;
  • Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional;
  • Colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico;
  • Comunicar com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral;
  • Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.
  • Ser um profissional com formação técnica de caráter humanística, reflexiva, crítica e global, porém voltado às suas habilidades e competências;
  • Deter visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade.
  • Incentivar o comportamento empreendedor, gestor e empregador em serviços de Enfermagem.
  • Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.

Com um perfil baseado na solidez dos conhecimentos científicos e na capacidade crítica, o curso de Enfermagem do UNIFAESF forma bacharéis para a promoção da saúde em todos os níveis de atenção à saúde do sistema vigente no país.

Titulação:
Bacharel
Duração:
5 anos (10 semestres)
Horários:
Matutino e Vespertino
ATO REGULATÓRIO:
Reconhecimento pela Portaria MEC nº 226 de 17 de março de 2010. Portaria publicada no DOU 23 03 2010 e renovado o reconhecimento através da Portaria MEC nº 263 de 23 de março de 2021. Portaria publicada no DOU 23 03 2021.
Coordenador(a)

Conceição Ceanny

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (2002), especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina, especialista em Saúde da Família pela UFPI, especialista em Saúde da Criança e Adolescente pela UFPI, mestre em em Saúde da Família - UNINOVAFAPI (2015). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC- FMABC Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Experiência Profissional

Atualmente exerce a função de professora e coordenadora do curso de Enfermagem da FAESF e Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família da prefeitura de Floriano-PI. Tem experiência na docência e na área de Enfermagem.

Vantagens

Por que estudar na FAESF?

Formas de Ingresso

Vestibular

A FAESF realiza prova no 1º semestre para início em agosto e no 2º semestre para ingresso em fevereiro.

Nota do ENEM

Você pode utilizar sua nota do ENEM, a partir do ano de 2010, para ingressar na FAESF.

FIES

Ingresse na FAESF utilizando o Programa de Financiamento para Estudantes do governo.

ProUni

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Transferência

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Caso já tenha uma graduação e pretende cursar uma segunda, você pode ingressar na FAESF através dessa modalidade.

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