A Psicologia é a ciência que investiga os múltiplos aspectos do comportamento humano, abrangendo desde seus fundamentos biológicos e emocionais até os fatores cognitivos e sociais. No curso de Psicologia do UNIFAESF, a formação dos futuros profissionais de psicologia tem um desenho muito abrangente pois é construída através de uma proposta curricular que envolve estudos teóricos, metodológicos e práticas sólidas que favorecem o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para compreender e atuar nas complexidades do comportamento humano desde o início do curso.
O projeto de curso de Psicologia da FAESF vai além das orientações estabelecidas pela Resolução CNE/CES no 5, de 15 de março de 2011, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Psicologia. Em seu Artigo 1º Paragrafo 3º define pelo menos duas ênfases que são conjunto delimitado e articulado de competências e habilidades que configuram oportunidades de concentração de estudos e estágios em algum domínio da Psicologia, tendo em vista a integralização dos perfis formativos geral e específico.
AS ENFASES
A UNIFAESF vai além, e oferece 03 ENFASES que incluem Psicologia e Processos Educativos, focando na capacidade de planejamento e execução de procedimentos educacionais; Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção de Saúde, com enfoque na prevenção e promoção de saúde individual e coletiva em diferentes contextos; e Psicologia e Processos Clínicos, preparando para atuações clínicas éticas e embasadas em teorias clínicas fundamentais para a compreensão do comportamento humano.
Essa escolha de ênfases não apenas complementa a justificativa e concepção do curso, mas também visa suprir demandas do mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de realização pessoal, profissional e financeira para os egressos do curso. Destaca-se que a ênfase em Psicologia e Processos Educacionais, está alinhada à Lei nº 13.935/2019, que exige a presença de psicólogos na rede pública de educação básica. Essa ênfase reforça o compromisso da FAESF com a educação inclusiva e de qualidade, contribuindo para a melhoria dos currículos, projetos pedagógicos e políticas educacionais, além de combater preconceitos e violência nas escolas.
DIFERENCIAIS DO CURSO DE PSICOLOGIA DO UNIFAESF
O COMPROMISSO DO CURSO COM AS QUESTÕES RACIAIS E A INCLUSÃO SOCIAL
Caminhando em uma direção alternativa para o Curso de Psicologia, o UNIFAESF amplia ainda mais seu diferencial e sua postura de comprometimentos com as questões sociais trazendo uma matriz curricular composta de componentes curriculares obrigatórios voltados para o respeito à diversidade e a diferença bem como a inclusão. São conteúdos ofertados através de disciplinas específicas como Psicologia e Relações Étnico-raciais; Psicologia da aprendizagem e processos de in-exclusão; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Psicologia Preventiva: Exclusão, desigualdades sociais e direitos humanos, Psicologia da Sexualidade Humana e Transtornos globais do desenvolvimento com ênfase voltada para o transtorno de espectro autista que se complementa com uma discussão optativa em Autismo e seletividade alimentar.
A importante discussão dessas temáticas também acontecerá de forma transversal, através de disciplinas do Núcleo Comum do curso que formam a base da formação do profissional de Psicologia
MERCADO DE TRABALHO:
Ao longo do curso, os estudantes adquirem conhecimentos que os habilitam para uma atuação bastante diversificada. Após a formação, os profissionais oriundos do curso de Psicologia do UNIFAESF estarão preparados para atuar, prevenindo, diagnosticando ou propondo intervenções individuais ou coletivas, com o propósito e o compromisso de promover o bem-estar mental e emocional das pessoas, aplicando seus conhecimentos em prol da saúde e qualidade de vida.
Cenários de atuação:
- Instituições clínicas e hospitalares tanto públicas quanto privadas: (Centros de atenção psicossocial, centros comunitários, ambulatórios de saúde mental, unidades básicas de saúde, clínicas, policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais)
- Instituições educacionais: (creches, educação infantil, ensino fundamental e médio e ainda em universidades, faculdades e centros de pesquisas).
- Instituições organizacionais: empresas e industrias de grande e pequeno porte, dos mais diversos ramos, onde a presença da psicologia se faça necessária para a melhoria das relações interpessoais e empreendedorismo
- Organizações governamentais e não-governamentais
OBJETIVOS DO CURSO:
Formar Psicólogas(os) com capacidade crítica e reflexiva, com embasamento teórico e metodológico para atuarem em diferentes contextos, comprometidos com a ética, o respeito e a valorização das diferenças e das subjetividades humanas comprometidos com as demandas sociais contemporâneas de modo a contribuir com a promoção da educação integral e a saúde mental, individual e coletiva para o exercício de habilidades e competências gerais.
- Promover a multi e a trans/interdisciplinaridade, com o intuito de interagir nos diversos campos profissionais;
- Formar profissionais capazes de participar ativamente em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional;
- Atuar em todos os níveis de atenção à saúde nos âmbitos individual, familiar, comunitário, educacional, clínico e institucional na prevenção dos adoecimentos e na recuperação do equilíbrio psicossocial;
- Promover o hábito à pesquisa científica com multiplicação e geração de novos saberes que resultem em encontros científicos, congressos, seminários, simpósios e outros eventos da área, fomentando-se, assim, as publicações em revistas especializadas;
- Estimular a socialização dos conhecimentos produzidos também a partir da criação de núcleos de estudo/laboratório de pesquisa e da realização dos estágios extracurriculares;
- Fomentar a atuação profissional que se caracterize pelo reconhecimento e o respeito à diversidade e à diferença étnica, cultural, de gênero e sexualidade sejam esses direitos individuais e/ou coletivos e que considere ainda o conjunto dos Direitos Humanos civis, políticos sociais, econômicos, culturais, ambientais nas relações estabelecidas
- Fortalecer o senso de responsabilidade social, considerando os aspectos éticos da profissão;
- Estimular a participação na implementação e atuação dos serviços sociais de média e alta complexidade de fortalecimento e convivência dos vínculos familiares e comunitários;
- Oportunizar a participação ativa na elaboração e execução das Políticas Públicas com vistas à superação das desigualdades e a promoção da justiça social
- Oferecer estágios supervisionados nos vários níveis de formação e em conformidade com as ênfases ofertadas;
- Favorecer a flexibilidade curricular não apenas por meio de atividades complementares, mas também como resultado de uma política de contínua autoavaliação do curso.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil profissional do egresso do curso foi concebido a partir das DCN’s e das características da área de abrangência do curso. Em sua definição, buscou-se expressar sua relação com as competências e habilidades previstas nos objetivos para o curso, bem como a ampliação de seu horizonte para atender as necessidades locais e regionais para a profissão.
O Núcleo Docente Estruturante definiu o plano de revisão, atualização e ampliação permanente do perfil do egresso do curso. Tal plano tem o objetivo de manter o perfil do curso permanentemente atualizado de forma a atender às demandas apresentadas pelo mundo de trabalho em constante processo de transformação.
Considerando a importância do papel do profissional no contexto social, político e econômico do país, enquanto um profissional comprometido com os interesses e com os desafios que emanam da sociedade, e tendo como pressuposto básico, a ideia de que a formação profissional deve ter um caráter abrangente e eclético, o UNIFAESF reconhece como imperativo habilitar profissionais com formação básica adequada, buscando dotá-los de uma visão crítica, com habilidades plenas de avaliação e reavaliação de seu desempenho e de ajustamento, com competência voltadas às novas exigências geradas pelo avanço científico e tecnológico, pelas exigências conjunturais em permanente evolução bem como pelas pautas atuais que enfatizam questões voltadas para a diferença e a diversidade em todas as suas manifestações.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O núcleo comum dos cursos de Psicologia define-se por um conjunto de competências, habilidades e conhecimentos, organizados em torno de eixos estruturantes, estabelecendo uma base homogênea para a formação no país e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Dessa forma, o curso de bacharelado em Psicologia do UNIFAESF, enseja que o perfil do egresso se baseie no previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), objetivando, assim, o desenvolvimento das seguintes competências gerais e específicas
Competências gerais:
I – Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Competências Específicas:
O rol das competências específicas leva em consideração o esforço do UNIFAESF em alinhar seu projeto aos documentos norteadores da Formação de Psicólogos à nossa realidade e as possibilidades que temos enquanto IES. Nesse sentido visa garantir ao profissional o domínio básico de conhecimentos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos a partir das competências do curso a exemplo de:
- Analisar o campo de atuação profissional e atuar em seus desafios contemporâneos;
- Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões social, institucional e clinica, e atuar considerando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
III. Identificar e analisar demandas de natureza psicológica sendo capaz de diagnosticar e elaborar projetos, além de planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo, com ênfase nas necessidades loco regionais;
- Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos e considerando a diversidade de causas envolvidas de natureza tanto individuais quanto sociais;
- Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos no contexto de grupos e de organizações onde os sujeitos estão inseridos;
- Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
VII. Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
VIII. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
- Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as múltiplas características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
- Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia quando realmente se fizer necessário compreendendo que este é apenas um dos elementos do processo;
- Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
XII. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
Habilidades
As competências básicas acima especificadas, devem se apoiar nas habilidades de:
I – Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
II – Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
III – Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
IV – Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
V – Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
VI – Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
Com um perfil baseado na solidez dos conhecimentos científicos e na capacidade crítica, o curso de Psicologia do UNIFAESF forma bacharéis para a promoção da saúde mental em todos os níveis de atenção à saúde do sistema vigente no país.