A gestão de recursos humanos é uma área estratégica de uma empresa cuja principal tarefa é gerir as relações interpessoais e colmatar a lacuna entre os objetivos organizacionais e as necessidades dos colaboradores. A graduação prepara o aluno para atuar em diversas funções no mercado corporativo.
Profissionais egressos do programa de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do UNIFAESF ingressam no mercado de trabalho em empresas de grande e médio porte, onde os profissionais são responsáveis por atrair talentos, treinar e contratar agências colaborativas, traçar cargos, remuneração e planejamento de carreira e as funções dos departamentos da empresa e pessoal.
Mercado de trabalho:
O mercado profissional para o gestor de Recursos Humanos apresenta bons indicadores, já que, sem grande poder de investimento, as empresas precisam amplificar a eficiência das equipes contratadas, ou seja, prato cheio para os gestores de RH. Outra questão importante ligada à área deste profissional é o aumento no número das terceirizações. Com isso, o foco de vagas disponíveis passa a ser as empresas terceirizadas dos mais variados setores.
Objetivo:
O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Modalidade a Distância do UNIFAESF tem como objetivo formar profissionais com amplo conhecimento no processo de Gestão de Recursos Humanos visando contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários, comportamento e desenvolvimento organizacional.
Perfil do egresso:
Em consonância com as necessidades profissionais e sociais do setor, bem como com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos superiores de Tecnologia e o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia – INEP/MEC, o egresso do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Modalidade a Distância, terá um perfil de formação fundamentado na concepção sócio crítica de Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolverá, ainda, planos de carreira e promoverá o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planejará programas de qualidade de vida no trabalho e especificará e gerenciará sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Avaliará a necessidade de contratação de novos colaboradores e emitirá parecer técnico em sua área de formação.
O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos poderá atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, bem como em indústrias, comércio e empresas de consultoria.
Sua função é analisar o mercado constantemente, visando buscar estratégias adequadas ao planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como:
- Admissão e demissão;
- Recrutamento e seleção;
- Planos de cargos, salários e incentivos;
- Treinamento e desenvolvimento;
- Avaliação de desempenho;
- Rotinas de pessoal;
- Gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.
Além disso, deve promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.
Para tanto, este profissional precisa desenvolver ao longo do curso, um relativo grau de autonomia e independência, sendo capaz de tomar decisões e criar estratégias para avaliar e melhorar seu desempenho, o que o permitirá efetividade no seu papel como Gestor de Recursos Humanos.
Deverá atuar como motivador no âmbito individual e de grupo, mostrando capacidade de liderança e negociação frente a conflitos que surgirem no ambiente de trabalho. Deverá propor, implantar e acompanhar projetos de gestão de pessoas que propiciem um melhor atendimento dos trabalhadores em seus direitos e deveres.
O diploma EAD tem a mesma validade que o diploma de um curso presencial?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todo diploma de nível superior tem a mesma validade, independentemente de o curso ser ofertado na modalidade presencial ou a distância (EAD). Ou seja, o diploma de um curso de graduação EAD é válido assim como de um curso presencial e pode ser usado para a conquista de um emprego que exija nível superior, prestação de concurso público ou iniciar uma pós-graduação.
E além do diploma com validade igualdade ao ensino presencial o MEC assegura que não haja qualquer menção à modalidade de ensino no diploma do aluno.