A seguridade social no Brasil é fruto de diversas lutas sociais da população. A Constituição Federal de 1988 a amparou legalmente por meio das políticas de saúde, com o Sistema Único de Saúde (SUS), de assistência social, com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de previdência social, operacionalizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Apesar de a Previdência, nome utilizado na Constituição Federal de 1988, já ter sofrido várias alterações, de acordo com as diretrizes dos distintos Governos Federais, ainda se constitui como parte da proteção social à população e, sobretudo, àqueles que estão inseridos formalmente no mercado de trabalho. Por se tratar de um tema complexo e de extrema relevância, faz-se necessário compreender de que maneira funciona, quais são as alterações propostas com a nova Reforma e de que forma se justificaram essas mudanças ao longo do tempo.
Neste curso, você aprofundará seu conhecimento com relação à operacionalização dos serviços e benefícios da população contribuinte: a Previdência Social. Identificará as mudanças na legislação com a nova proposta de reforma. Analisará, ainda, os argumentos utilizados para justificar a necessidade de uma nova Reforma e considerará os limites e possibilidades desta.
Documentos necessários para matricula:
Todos os documentos deverão ser entregues de forma presencial fotocopiados(trazer os originais) ou enviados por e-mail (secretaria_academica@faesfpi.com.br) em formato PDF.
- RG (Documento de Identidade);
- CPF;
- Diploma de Curso Superior e/ou certificado de conclusão da Graduação;
- Histórico Escolar da Graduação;
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar;
- Curriculum Vitae ou Lattes;
- Comprovante de Endereço;
- Uma foto 3×4 (recente).