Tecnologias da Informação e Comunicação a serviço do Ensino – TIC'S

Salas de Metodologias Ativas

A renovação das estruturas do ensino é fundamental para que os alunos de todos os níveis acompanhem as mudanças na sociedade. As metodologias ativas assumem o cenário para dar um novo fôlego ao processo de aprendizado.
Esse modelo pretende formar estudantes mais engajados, com um olhar crítico e não apenas meros espectadores da sua própria formação.
O envolvimento diferencial na aprendizagem traz benefícios que vão muito além de um ritmo mais dinâmico. O universitário entra no mercado de trabalho dotado de competências cada vez mais valorizadas.

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Durante séculos, fomos acostumados a um modelo em que a figura máxima da sala de aula era o professor, sendo ele inteiramente responsável sobre a forma do aprendizado. A metodologia ativa de ensino muda esse paradigma, não para questionar a autoridade do docente, mas para retirar os estudantes da passividade. Aqui, o professor é um facilitador, mas são os alunos que guiam os seus próprios processos. O objetivo é que sejam muito mais independentes, proativos e capacitados em outras habilidades cognitivas que não seriam tão estimuladas com as metodologias passivas. Além disso, a carga que normalmente existe na prática de ensino-aprendizagem reduz bastante. As aulas passam a ser mais estimulantes, envolventes e captam a atenção dos estudantes. Em épocas de Indústria 4.0, se amplia a importância de integrar a tecnologia no contexto acadêmico e por isso que essa ferramenta é um componente importante da aprendizagem, possibilitando mais troca, debate e uma verdadeira evolução das salas de aula.
Para atingir o objetivo de colocar o aluno no centro do seu processo de aprendizado, podem ser utilizadas diferentes estratégias. Confira abaixo algumas das formas mais comuns de promover o método ativo.

Sala de aula invertida

Nesse caso, o aluno estuda a matéria antes e depois é que tem um encontro com o professor para debater e tirar dúvidas sobre o assunto. Pode ser aplicada tanto nas aulas presenciais como no EaD, onde já é regra. Isso permite que seja o estudante a lançar a primeira visão sobre o conteúdo, sem influência prévia.

Aprendizagem baseada em problemas

Com todos os recursos disponíveis e usando até mesmo do conhecimento adquirido em outras áreas do conhecimento, os estudantes tentam encontrar soluções para problemas práticos.

Aprendizagem em pares ou grupos:

Como o nome já diz, duplas ou grupos trabalham juntos em torno de um problema ou projeto. O objetivo é promover o aprendizado mútuo e a noção de que o trabalho em equipe é fundamental.

A aposta em uma estrutura confortável e diferenciada, que inclui mais cor e menos carteiras enfileiradas, faz parte da nossa estratégia de envolvimento. Um ambiente aparentemente despretensioso, convidativo, que não tem qualquer intenção de intimidar, mas sim de propiciar mais conforto aos alunos.
E, como você já deve ter reparado, a tecnologia é a nossa grande aliada na missão de educar com mais protagonismo. O apoio do Grupo A e da plataforma Blackboard Open LMS permite que tenhamos uma série de recursos que facilitam a interação e o aprendizado constantes.
A plataforma Blackboard Open LMS é o ponto-chave das nossas salas de aula invertidas, permitindo que alunos e professores estejam muito mais conectados e próximos.
Por isso, o tempo em sala é apenas uma parte do processo. A motivação do aluno é que vai definir o seu envolvimento através das outras plataformas e, consequentemente, o seu sucesso. 
Essa autonomia é testada tanto nos cursos presenciais como na modalidade EaD, onde já existe uma grande flexibilidade. Ou seja, é a iniciativa do estudante que vai definir o seu progresso, pois a estrutura está toda presente para lhe dar suporte em todos os momentos.
Paralelamente a tudo isso, estão os docentes, que propõem aulas baseadas em projetos e casos. Com atividades concretas, os estudantes ficam muito mais concentrados e comprometidos.
O resultado vê-se rapidamente: as turmas são questionadoras, têm foco no compromisso e na realização. Os nossos atuais alunos e egressos fazem a diferença e não ficam à espera de soluções.
A próxima geração do mercado de trabalho está neste momento, na sala de aula online mais próxima, debatendo como tornar o mundo melhor. Contamos com você neste movimento!

TV FAESF

A TV FAESF é um canal de interação hospedado na plataforma virtual Youtube e possui a finalidade de compartilhar conteúdos audiovisuais vinculados às ações da FAESF.
Todas as ações acadêmicas realizadas no âmbito institucional são editadas em forma de vídeos e alimentadas no canal, assim toda a comunidade (interna ou externa) tem acesso direto a todo o conteúdo produzido pela FAESF.
Entrevistas, Reportagens, Projetos de Extensão, Congressos ou Jornadas e  Produções Técnicas ou Científicas de qualquer natureza recebem destaque dentro do canal. O espaço funciona como um estímulo à produção e disseminação do conhecimento.

Estúdio para gravação de videoaulas e outras campanhas.

A qualidade do ensino sempre foi prioridade na FAESF, e mesmo antes do período de pandemia, a FAESF já possuía um estúdio profissional e o Centro de Tecnologia Raimundo Almeida – CTI. Com o início das aulas remotas, a FAESF promoveu de forma imediata todas as adaptações necessárias à conversão do ensino para a modalidade remota sem nenhum prejuízo aos discentes, atendendo com plenitude às determinações do Ministério da Educação – MEC e recomendações e direcionamentos sanitários advindos das autoridades de saúde.

O  Estúdio FAESF, inaugurou o início de uma nova estruturação para o ensino e ações institucionais; composto por uma ilha de edição, estúdio de áudio e vídeo e vários ambientes: sala de entrevista, balcão para aulas expositivas, quadro branco para suporte ao professor, “chroma key”, o fundo infinito para criação de ambientações virtuais, e uma mesa estática própria para gravações de laboratórios em um ângulo que permite ao aluno observar profundamente como o professor conduz a experiência, e Lousa Digital Interativa para trazer mais tecnologia ao material produzido e disponibilizado.

As videoaulas gravadas no estúdio possibilitam aos alunos que estão em casa uma melhor qualidade no material de ensino e no processo de aprendizagem. Um estúdio, com acabamento e materiais profissionais, é essencial para fazer videoaulas com o padrão de qualidade que a FAESF sempre ofereceu em sala de aula.
O estúdio promove o avanço no desenvolvimento de outras metodologias dentro do EAD, não só em cursos, mas em materiais complementares que apoiem o estudante nesse protagonismo do processo de aprendizagem e no trilhar de caminhos mais independentes.
Para a utilização do ambiente, as aulas devem ser marcadas diretamente com o Núcleo de Educação à Distância - NEAD, que oferece toda a orientação. O estúdio permite diversos tipos de aulas diferentes que podem ser criadas a partir dos recursos disponíveis.
A adaptação será conforme o objetivo da aula, a dinâmica, qual o tipo de aula ideal e quais as ferramentas que serão utilizadas pelo docente. As possibilidades estão disponíveis em um espaço amplo, oferecendo conforto, qualidade de trabalho, qualidade de recursos e acima de tudo qualidade trabalho associado a resultados de ponta.
O estúdio também atende demandas no suporte à prestação de serviços, tutoriais, treinamentos, cursos e materiais de apoio. E para os alunos, o Estúdio FAESF é uma possibilidade para o desenvolvimento de habilidade de oralidade, postura e comunicação.
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Rede de Comunicação Científica (Internet)

Em se tratando de Comunicação Científica a FAESF promoveu um grandioso investimento em infraestrutura tecnológica a fim de expandir o acesso sem fio por todos os seus espaços, incluindo as áreas de vivência interna e externa. A rede atual atende às necessidades atuais com extrema qualidade, entretanto a nova rede totalmente cabeada com fibra óptica permitirá um acesso de longo alcance e extrema qualidade de sinal e velocidade. Todos os espaços serão contemplados com a ampliação dos recursos que possibilitarão acessar e desenvolver estudos e pesquisas de qualquer ponto da FAESF.

Lousas Digitais Interativas

A FAESF sempre com pensamento de ponta adquiriu para seu acervo tecnológico as chamadas Lousas Digitais Interativas, o equipamento funciona como a imensa tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior. O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.
A lousa digital interativa funciona a partir de um computador integrado, um quadro sensível ao toque e um projetor. O quadro é colocado em um local e o projetor lança o conteúdo do computador sobre a superfície, garantindo que a informação seja exibida na proporção adequada para que todos visualizem. A interação com a lousa digital ocorre porque a tela é touchscreen. Isso permite que o utilizador faça desenhos, sinais e anotações de palavras para enfatizar as informações que está transmitindo.
  • Melhor aprendizado e retenção das informações:
Ao mesmo tempo em que a popularização da internet expôs a sociedade a uma avalanche de informações, esse fenômeno também trouxe como efeito uma maior facilidade de se distrair.
Logo, torna-se fundamental atribuir dinamismo às apresentações para que o cérebro decida prestar atenção. E apostar na lousa digital é trabalhar uma linguagem multimídia e interativa que já está no cotidiano e, portanto, potencializa a retenção das informações transmitidas.
 
  • Exploração de múltiplos formatos de conteúdo

Sabe aquelas apresentações monótonas e estáticas? Com a lousa digital, elas podem ficar no passado e dar lugar às apresentações envolventes.
Isso porque a lousa permite trazer conteúdos como vídeos, mapas, gráficos, fotografias, animações e muito mais. Ela também exibe textos do PowerPoint, do Word e das famosas planilhas do Excel.
E o melhor de tudo é que o utilizador ainda poderá interagir com as informações, fazendo anotações digitais na tela com uma caneta ou com os dedos.

  • Navegação na internet em tempo real

Além de explorar diversos formatos, a lousa digital interativa possibilita navegação na internet no momento da reunião.
Dessa forma, quem a está utilizando pode realizar pesquisas em tempo real para ilustrar o que acaba de explicar e aprofundar conhecimentos.
Essa conectividade da lousa interativa também permite enviar as apresentações por e-mail aos participantes da aula.

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