O Engenheiro Civil deverá possuir capacidade de liderança e de tomada de decisões, a partir de um espírito crítico que permita identificar problemas e propor soluções com base nos conhecimentos adquiridos na graduação. Estas características são de suma importância para o sucesso em atividades de gestão, como investidura em cargos de coordenadoria, gerência ou chefia em empresas públicas e privadas. O curso de Engenharia Civil do UNIFAESF possui laboratórios com tecnologia de ponta, além dos melhores softwares da atualidade, aliando a teoria com a prática. Corpo docente altamente capacitado e atuante no mercado de trabalho, o que possibilita ao nosso alunado o entendimento do funcionamento do mercado de trabalho.
No curso de Engenharia Civil do UNIFAESF, você vai desenvolver conhecimentos e habilidades para conceber, projetar, construir e manter todos os tipos de construções e infraestruturas. A graduação vai ensinar você a compreender e enxergar os ambientes naturais e espaços urbanos de maneira inteligente, visando à preservação e ao bem-estar da sociedade. A graduação oferece bases práticas e teóricas para o desenvolvimento profissional econômico e sustentável, respeitando os preceitos éticos, culturais e ambientais.
Além da formação básica e profissional tecnológica, você terá acesso a conhecimentos voltados para a atuação em projetos e serviços na área de construção civil, hidráulica e saneamento, geotecnia, sistemas estruturais e transportes, visando à criação de técnicas e metodologias inovadoras para contribuir com a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável das cidades do Brasil e do mundo.
Mercado de Trabalho
O egresso de Engenharia Civil do UNIFAESF pode atuar nas seguintes áreas:
- Construção Civil
- Estruturas
- Saneamento
- Perícia e Avaliação de Imóveis
- Geotecnia
- Hidráulica
- Transportes
A formação do Engenheiro no UNIFAESF tem por objetivo dotar o profissional da área com conhecimentos e habilidades gerais para promover a formulação e concepção de soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto, além de ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos, bem como para a concepção, projeto e análise de sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos, além de implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia.
A formação do profissional também está pautada para o trabalho e liderança de equipes multidisciplinares, além do aprendizado de forma autônoma, a fim de lidar com situações complexas para a aplicação dos conhecimentos de forma ética a legislação e aos atos normativos no âmbito do exercício da profissão.
Perfil do egresso (competências e habilidades):
Considerando a importância do papel do profissional no contexto social, político e econômico do país, enquanto um profissional comprometido com os interesses e com os desafios que emanam da sociedade, e tendo como pressuposto básico, a ideia de que a formação profissional deve ter um caráter abrangente e eclético, o UNIFAESF reconhece como imperativo capacitar profissionais com formação básica adequada, buscando dotá-los de uma visão crítica, com capacidade plena de avaliação e reavaliação de seu desempenho e de ajustamento, com competência, às novas exigências geradas pelo avanço científico e tecnológico e as exigências conjunturais em permanente evolução.
Dessa forma, o curso de Bacharelado em Engenharia Civil do UNIFAESF, enseja condições para que o futuro egresso seja apto a:
- Contribuir com o desenvolvimento do município e região ao qual está inserido;
- Ser capaz de exercer senso crítico nas tomadas de decisões referentes aos processos de infraestrutura urbana;
- Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
- Interpretar os fatores que interferem na promoção, prevenção, proteção e recuperação da infraestrutura urbana do país, de forma humanística, suportado pelo código de ética da profissão, com apoio nas diretrizes dos direitos humanos.
- Participar de forma interdisciplinar, transdisciplinar e multiprofissional das equipes de construção/tecnologia, atuando em todos os níveis de atenção, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da infraestrutura urbana, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o, baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
- Reconhecer a infraestrutura urbana como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
- Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
- Ter imaginação criativa e tal agilidade na associação de ideias que esteja preparado a repensar, constantemente, os problemas da sua área de atuação, apresentando lhes soluções novas;
- Tomar decisões importantes, bem como de, no momento que julgar necessário, auxiliar outros profissionais a fazê-lo;
- Reconhecer contextos e identificar demandas, atribuir significado com bases em seus determinantes;
- Correlacionar dados, eventos, manifestações;
- Propor e estabelecer ações, procedimentos, estratégias e seus executores;
- Implementar ações, procedimentos, estratégias;
- Avaliar estruturas, processos e resultados;
- Compartilhar resultados e informações;
- Gerar, utilizar e divulgar pesquisas que sustentem e aprimorem a prática;
- Assessorar órgãos, empresas e instituições na elaboração e implementação de projetos na área de Engenharia Civil;
- Planejar e gerenciar atividades nos serviços de Engenheiro Civil em níveis de complexidade crescente;
- Fomentar as mudanças científicas e tecnológicas através da implementação da pesquisa científica;
- Ter visão crítica, objetivando a formação da consciência social, política e ética, atuando com isenção e comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
- Cuidar das condições de vida da população, numa visão holística, ao lidar com o processo infraestrutura-saúde, capacitando o discente, através do processo de ensino com forte formação técnica de pesquisa e extensão, para enfrentar de maneira crítica e reflexiva a realidade política, econômica e social;
- Ter cultura geral diversificada – técnica, antropológica, histórica, cientifica, sociológica, política, base de sua formação humanística;
- Analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais;
- Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional;
- Colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico;
- Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.