O curso de Bacharelado em Serviço Social do UNIFAESF tem como objetivo geral formar profissionais críticos, éticos e tecnicamente qualificados, preparados para atuar na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e sociais em diversos contextos.
A formação é pautada no compromisso com os direitos humanos, a justiça social e a equidade, promovendo a defesa dos direitos e o enfrentamento das desigualdades sociais. O curso proporciona uma abordagem interdisciplinar, reflexiva e prática, garantindo que os egressos estejam aptos a atuar de maneira propositiva em instituições públicas, privadas e no terceiro setor, fortalecendo as redes de proteção social e contribuindo para o desenvolvimento social e regional.
MERCADO DE TRABALHO
O futuro assistente social formado pelo UNIFAESF poderá atuar em diferentes espaços institucionais, tanto no setor público quanto privado e no terceiro setor, com competências para exercer atividades de planejamento, execução e gestão nas seguintes áreas:
- ✓ Políticas de Assistência Social;
- ✓ Direitos Humanos e Cidadania;
- ✓ Serviço Social na Saúde e Educação;
- ✓ Gestão e Planejamento de Políticas Públicas;
- ✓ Defesa e Promoção de Direitos de Grupos Vulneráveis;
- ✓ Mediação de Conflitos e Mobilização Social;
- ✓ Gestão de Organizações Sociais e Projetos Sociais;
- ✓ Assessoria e Consultoria em Serviço Social;
- ✓ Pesquisa e Produção Científica na Área Social.
PERFIL DO EGRESSO
A partir do disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN estabelecidas na Resolução CNE/CES nº 15, de 13 de março de 2002: O perfil do egresso do Curso de Graduação em Serviço Social deve expressar um conjunto coerente e integrado de conteúdo (saber), competências (saber fazer), habilidades (saber fazer bem) e atitudes (querer fazer), que inclua as capacidades fundamentais descritas nestas Diretrizes e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global. Além disso, deve estar alinhado às novas demandas sociais, incluindo inovação na gestão das políticas sociais, fortalecimento dos direitos humanos e práticas intersetoriais.
O Curso de Graduação em Serviço Social deve proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, além dos conhecimentos, ao menos as seguintes competências gerais:
- I – Integrar conhecimentos fundamentais ao assistente social;
- II – Analisar a realidade social e intervir de forma crítica ;
- III- Formular, planejar e executar políticas públicas e sociais;
- IV- Utilizar metodologias e técnicas do Serviço Social na análise e intervenção social
- V – Ter prontidão para atuação intersetorial e interdisciplinar;
- VI – Gerenciar e assessorar programas sociais;
- VII – Construir relações colaborativas e mediar conflitos sociais;
- VIII – Comunicar-se de forma clara e fundamentada;
- X – Aprender de forma autônoma e contínua.
Dessa forma, o curso proporciona ao egresso uma formação alinhada às exigências contemporâneas do campo do Serviço Social, preparando-o para atuar em contextos complexos, garantindo a defesa dos direitos sociais e a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
O diploma EAD tem a mesma validade que o diploma de um curso presencial?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todo diploma de nível superior tem a mesma validade, independentemente de o curso ser ofertado na modalidade presencial ou a distância (EAD). Ou seja, o diploma de um curso de graduação EAD é válido assim como de um curso presencial e pode ser usado para a conquista de um emprego que exija nível superior, prestação de concurso público ou iniciar uma pós-graduação.
E além do diploma com validade igualdade ao ensino presencial o MEC assegura que não haja qualquer menção à modalidade de ensino no diploma do aluno.
PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO: SERVIÇO SOCIAL EAD