O Tecnólogo em Sistemas para Internet, oriundo do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, é o profissional de nível superior com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar com técnica e tecnologia o desenvolvimento de sistemas web, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação com consciência de seu papel social.
Seguindo o Parecer CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021, determina que os cursos de graduação tecnológica devem primar por uma formação em processo contínuo, a formação do profissional pauta-se pela descoberta do conhecimento e desenvolvimento de competências profissionais necessárias ao longo da vida, privilegiando o pensamento crítico e favorecendo uma formação no contexto social local e nacional. Desta forma, ao final do curso o Tecnólogo em Sistemas para Internet o egresso estará apto e dotado de conhecimentos e habilidades para promover:
● Atenção às necessidades sociais
● Tomada de decisões
● Comunicação
● Liderança
● Administração e gerenciamento
● Educação permanente
Mercado de trabalho:
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet poderá atuar em empresas em geral, exercendo atividades técnicas e de coordenação de projetos na área de informática, com ênfase em sistemas voltados para Internet. Estas atividades podem ser divididas em três grandes áreas distintas: suporte técnico, análise e desenvolvimento de sistemas e gestão da tecnologia. Especificamente podendo também atuar nas profissões:
• Especialista em Search Engine Optimization (SEO)
• Web Marketer
• Arquiteto da Informação
• Analista de Usabilidade
• Web Designer
• Gestor de Usabilidade
• Web Analyst
• Analista funcional
• Especialista em análise da web
• Especialista em links patrocinados
• Editor de conteúdo
• Blogueiro
• Planejador e-learning
• Gestor de mídias sociais
• Mobile marketing
• Webmaster
Objetivo:
Os objetivos do curso foram estruturados à partir do disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Além disso, o NDE do curso procurou articular o disposto nas DCN com a estrutura curricular proposta, os conteúdos curriculares e o contexto educacional onde o curso se insere, valorizando as características locais e regionais no processo formativo do futuro profissional odontólogo.
Para consecução dos objetivos abaixo estruturados, considerou-se, ainda, as novas práticas emergentes no cenário educacional brasileiro e mundial. Tais práticas apontam para a adoção de:
- Metodologias integradoras em parte dos conteúdos curriculares desenvolvidos no curso;
- Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, com utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, jogos e aplicativos como ferramentas facilitadoras da aprendizagem; e
- Inserção da Extensão como componente curricular obrigatório no curso; fortalecendo a política universitária que articula e busca consolidar o ensino, pesquisa e extensão, viabilizando o trabalho educativo, cultural e científico com outros setores da sociedade.
Metodologias Ativas de Ensino com foco em promover a educação centrada no aluno.
Perfil do egresso:
O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, considerando a importância da informática no contexto socioeconômico do país, objetiva formar alunos aptos para o desenvolvimento, manutenção e operação de aplicativos e portais para os ambientes internet, intranet e extranet, através do estabelecimento de uma base conceitual sólida e da aplicação prática sempre atualizada desses conhecimentos. No final do curso, o aluno terá se aproximado da maioria das tecnologias empregadas atualmente no desenvolvimento de sistemas para a internet.
O egresso estará apto a escolher as tecnologias mais adequadas às suas necessidades e a implantar soluções finais de alta qualidade. Além disso, o curso visa capacitar o profissional com uma formação adequada ao exercício da prática profissional, calcada no aperfeiçoamento do setor em que irá atuar, no comportamento ético e na qualidade técnica. Este profissional deve ser capaz de analisar criticamente problemas, detectar demandas e propor e efetuar medidas de solução às questões práticas que lhes serão impostas.
É necessário que o egresso tenha condições de assumir um papel de agente transformador dos arranjos produtivos junto ao mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agregando:
1. Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso das novas tecnologias da informação e ferramentas que representem o estado da arte na área;
2. Conhecimento e emprego de modelos associados ao diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de sistemas para internet;
3. Uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade e nas organizações.
O egresso deve possuir um perfil que ao ser inserido no mercado de trabalho, seja um agente transformador, capaz de provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias e desenvolvimento de novas estratégias de negócios. Propiciar novos negócios através do uso de tecnologias computacionais, agregando novas ferramentas às já existentes, permitindo melhores condições de trabalho e um fluxo mais eficiente e eficaz de informação.
O egresso poderá atuar em instituições públicas e privadas, atividades relacionadas à comercialização e marketing, empreendimento próprio, instrutor nas áreas de informática básica, programação, redes de computadores e banco de dados.
Dentro de uma ampla gama de funções, o campo de atuação do tecnólogo em Sistemas para Internet, pode ser assim definido:
• Levantar necessidades de informatização em qualquer ramo de negócio, contemplando:
• Especificidades dos vários setores envolvidos;
• Elaborar e gerenciar projetos de sistemas de informação;
• Implantar sistemas de informação;
• Avaliar, projetar e implementar sistemas de comunicação;
• Projetar e implementar a integração de estações de trabalho, permitindo, de forma
• Otimizar, o compartilhamento de informações e recursos;
• Treinar os profissionais da organização envolvidos no processo, nos seus mais diversos níveis;
• Atuar na manutenção e adaptação dos sistemas de informação a novas realidades;
• Especificar necessidades de hardware e software;
• Estabelecer prazos e orçamentos para o desenvolvimento de sistemas de informação;
• Operar e programar computador;
• Desenvolver aplicações para Internet;
• Manter sites;
• Analisar negócios para Internet.
O diploma EAD tem a mesma validade que o diploma de um curso presencial?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todo diploma de nível superior tem a mesma validade, independentemente de o curso ser ofertado na modalidade presencial ou a distância (EAD). Ou seja, o diploma de um curso de graduação EAD é válido assim como de um curso presencial e pode ser usado para a conquista de um emprego que exija nível superior, prestação de concurso público ou iniciar uma pós-graduação.
E além do diploma com validade igualdade ao ensino presencial o MEC assegura que não haja qualquer menção à modalidade de ensino no diploma do aluno.